“É um absurdo que a cidade mais importante e rica do Brasil tenha um percentual de coleta seletiva de lixo e reciclagem tão ínfimo. Isso se deve a um modelo de gestão baseado na ideia de tratar os resíduos como mercadoria, como um campo de produção de negócios, em que o mais importante é que as empresas que trabalham com lixo ganhem dinheiro. Se tiver reciclagem, terá menos lixo e menor será o lucro das empresas”, disse Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

ZÉ NETO PROPÕE USO DE PAPEL RECICLADO NA ALBA




Proposta determina que o papel reciclado seja utilizado no material diário do expediente do órgão

A obrigatoriedade da utilização de papel reciclado na Assembleia Legislativa foi solicitada pelo líder do governo na Casa, deputado Zé Neto (PT). O parlamentar protocolou projeto de lei na Mesa Diretora e justificou que a iniciativa irá trazer benefícios ambientais, econômicos, financeiros e sociais.

A proposta determina que o papel reciclado seja utilizado no material diário do expediente do órgão, tais como impressões, correspondências, envelopes, cartões, processos, projetos de lei, indicações, moções, embalagens e diversos similares. Outra observação feita é que o papel deverá atender às especificações técnicas mínimas requeridas para o uso.
"Entende-se por papel reciclado aquele que seja constituído por, no mínimo, 50% de papel descartável já utilizado e que tenha padrão de qualidade compatível com os fins a que se destina", destaca o projeto.

Há a exigência também de que a Assembleia Legislativa utilize esse tipo de papel de acordo com os percentuais mínimos do total de papel utilizado, sendo 30% no primeiro quadrimestre, 50% no segundo e 80% a partir do terceiro.
"Observamos todos os dias as grandes potências mundiais discutirem planos e ações sustentáveis de controle da poluição e do desmatamento, mas chegou a hora de fazermos a nossa parte e contribuir com essa corrente, evitando o esgotamento dos recursos naturais. Nesse contexto, entendemos propor uma medida simples e de fácil implementação, com a finalidade de diminuir o ritmo de devastação das nossas florestas, e reduzir a quantidade de poluentes e as despesas governamentais com um dos insumos mais fartamente utilizados pela máquina pública", explicou Zé Neto.
FONTE:FABIANA ANDRADE
FOTO:  A4 CHAMEX DE EXCELENTE QUALIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário