“É um absurdo que a cidade mais importante e rica do Brasil tenha um percentual de coleta seletiva de lixo e reciclagem tão ínfimo. Isso se deve a um modelo de gestão baseado na ideia de tratar os resíduos como mercadoria, como um campo de produção de negócios, em que o mais importante é que as empresas que trabalham com lixo ganhem dinheiro. Se tiver reciclagem, terá menos lixo e menor será o lucro das empresas”, disse Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

PROJETO DE LEI 19.615/2011,OBRIGA O USO DE GEL SANITIZANTE EM BARES E HOTÉIS DA BAHIA

O projeto de Lei nº 19.615/2011 que obriga hotéis, restaurantes e bares da Bahia a colocar gel sanitizante em local visível e de fácil acesso para o consumidor foi apresentado pela deputada estadual Graça Pimenta (PR) na Assembleia Legislativa (AL). O PL é destaque da edição de terça-feira (13) do Diário Oficial do Estado da Bahia.

De acordo com a parlamentar, obrigar que esses estabelecimentos disponibilizem o gel sanitizante para o consumidor é dar à população do estado mais condições de higiene. “A limpeza das mãos antes das refeições é uma prática higiênica que pode evitar doenças. Esse ato muitas vezes é esquecido na correria do dia-a-dia. Nos restaurantes, em geral, temos a disposição um local para assepsia das mãos. Porém, em lanchonetes e bares, onde as refeições são feitas rapidamente, esses locais, em muitos casos, não existem”, explica Graça Pimenta.

A parlamentar acredita que “o sabonete não é suficiente para a limpeza completa e segura das mãos; já o gel sanitizante promove assepsia rápida e segura da pele sem a necessidade de água e, ainda, evapora em segundos. Exposto em local visível para o consumidor, poderá ser usado de forma otimizada antes das refeições".

O gel sanitizante para as mãos é indicado para higiene diária, apresentando alto poder de limpeza, combinado com uma capacidade microbicida extremamente eficiente contra toda a escala de microorganismos, incluindo bactérias gram negativas, gram positivas, fungos e vírus. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros por dia.

“Em 5 minutos, uma torneira desperdiça até 80 litros de água. O uso do gel sanitizante é uma das formas de economizar água, dinheiro e combater a proliferação de bactérias", acrescenta a parlamentar.

FONTE:GRAÇA PESSOA


Nenhum comentário:

Postar um comentário