“É um absurdo que a cidade mais importante e rica do Brasil tenha um percentual de coleta seletiva de lixo e reciclagem tão ínfimo. Isso se deve a um modelo de gestão baseado na ideia de tratar os resíduos como mercadoria, como um campo de produção de negócios, em que o mais importante é que as empresas que trabalham com lixo ganhem dinheiro. Se tiver reciclagem, terá menos lixo e menor será o lucro das empresas”, disse Raquel Rolnik, professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.

domingo, 23 de outubro de 2011

TUBARÕES- MARTELO SÃO MASSACRADOS NA COLÔMBIA


CERCA DE DOIS MIL PEIXES FORAM ENCONTRADOS MORTOS APÓS TEREM SUAS BARBATANAS RETIRADAS

19 de Outubro de 2011 às 18:0

Cerca de dois mil tubarões-martelo foram abatidos na Ilha de Malpelo, localizada a cerca de 500 quilômetros da costa colombiana. O massacre foi notado por um grupo de mergulhadores que vieram da Rússia para estudar a espécie e acharam tubarões sem as barbatanas caídos no fundo do oceano, todos já mortos. Eles avistaram cerca de dez barcos pesqueiros ilegais na região, todos com a bandeira da Costa Rica.

Malpelo é um santuário natural desde 2006 reconhecido pela UNESCO como patrimônio ambiental da humanidade. Lá se abrigam diversas espécies de algas e animais marinhos, principalmente tubarões. A alta concentração desses animais e a falta de policiamento na região atraem navegações ilegais que visam retirar as barbatanas, vendidas como iguarias gastronômicas por cerca de 300 dólares cada. A curiosa refeição é muito apreciada na culinária chinesa.

As autoridades colombianas começaram as investigações sobre o caso e pediram a colaboração do governo costa-riquenho, que condenou energicamente a caça. O nome de três barcos já foram identificados: Marco Antonio, Jefferson e Andy

FONTE:247

Nenhum comentário:

Postar um comentário